Há uns 30 dias uma aluna do ultimo semestre de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília pediu para que eu falasse um pouco sobre o planejamento de marketing e sua importância no contexto das empresas nos dias de hoje, bem como o espaço que esse profissional ocupa nas empresas de comunicação. Achei interessante publicar no blog dessa semana, pois faz tempo que não falo um pouco sobre o mercado da comunicação em si. A seguir os principais trechos da entrevista.
1. Pra você, o que é planejar?
Para mim, desenvolver a cultura de planejamento representa reconhecer a importância do planejamento antes da ação. Planejar é mais uma atitude do que uma tarefa. O primeiro atributo de um planejamento bem sucedido é a capacidade de rapidamente identificar o resultado final que se pretende.
Planejar significa juntar as etapas que levam ao fim desejado. Planejamento contém planos e metas. Planos contem objetivos e etapas.
2. Qual o perfil do profissional de planejamento em comunicação?
Além de visão sistêmica, que é a capacidade de enxergar a situação como um todo, o profissional de planejamento tem que ter duas características básicas: Informação e imaginação.
Informação sobre o projeto, sobre o resultado esperado, sobre o cliente e as necessidades.
Imaginação para antever o resultado esperado e estabelecer o que é necessário para chegar lá.
3. Qual é a função do planejamento?
Um bom planejamento está sempre errado uma vez que o futuro não se desenrolou exatamente como o planejado, mas deverá estar sempre certo se considerarmos que foi elaborado segundo os melhores critérios e avaliação naquele momento.
Um planejamento trata do futuro. Não só é impossível garantir algo no futuro, como também não se pode prever, projetar ou planejar o futuro com precisão acurada.
Portanto planejamento não é acertamento. Sua principal função é a preparação do futuro, uma vez que estabelece prioridades, otimiza recursos e organiza o processo.
4. Em que se baseia um planejamento de comunicação?
Além dos objetivos e importância que enumerei nas perguntas anteriores (e que servem para todo e qualquer tipo de planejamento) um plano de comunicação precisa também ter bem claro que tipo de imagem se deseja criar na mente do consumidor.
Philip Kotler afirma que marketing é uma batalha de percepção e, portanto, é fundamental que as diretrizes previstas no planejamento contribuam para a criação de uma imagem diferenciada na mente do publico-alvo.
5. Como você descreve o mercado de trabalho atual nessa área?
Presto serviços para pequenos e médios empresários. A maioria dessas empresas não possui cultura de planejamento e vive “apagando incêndios”, o que é natural. Nosso sistema educacional não prepara as pessoas para planejar, e sim para executar tarefas. Além disso, a estabilidade econômica é recente e a maioria ainda busca soluções em curto prazo. Resquícios ainda da Era Industrial.
6. Em que interfere sua atuação no sistema mercadológico de uma empresa?
Interfere na medida em que o planejamento e o monitoramento propiciado pelas ferramentas de marketing revelam a necessidade de mudanças no mix de produtos, realinhamento de preços e redesenho de processos de distribuição, eventuais “correções de rota” se fazem necessárias visando atingir os objetivos previstos.
7. Você acredita que Planejador esteja tomando o espaço do atendimento nas empresas de comunicação?
Não vejo dessa forma, acredito sim que o profissional que abandona os resquícios da Era Industrial e entende que a Era do Conhecimento e da Informação é que dita as regras do jogo atualmente tem mais chances de ocupar qualquer espaço, e não só nas agências, pois cada vez mais o mercado busca pessoas com capacidade para planejar e com visão de futuro. No atendimento não seria diferente, afinal quem não planeja o atendimento, dificilmente detecta corretamente as reais necessidades do cliente.
1. Pra você, o que é planejar?
Para mim, desenvolver a cultura de planejamento representa reconhecer a importância do planejamento antes da ação. Planejar é mais uma atitude do que uma tarefa. O primeiro atributo de um planejamento bem sucedido é a capacidade de rapidamente identificar o resultado final que se pretende.
Planejar significa juntar as etapas que levam ao fim desejado. Planejamento contém planos e metas. Planos contem objetivos e etapas.
2. Qual o perfil do profissional de planejamento em comunicação?
Além de visão sistêmica, que é a capacidade de enxergar a situação como um todo, o profissional de planejamento tem que ter duas características básicas: Informação e imaginação.
Informação sobre o projeto, sobre o resultado esperado, sobre o cliente e as necessidades.
Imaginação para antever o resultado esperado e estabelecer o que é necessário para chegar lá.
3. Qual é a função do planejamento?
Um bom planejamento está sempre errado uma vez que o futuro não se desenrolou exatamente como o planejado, mas deverá estar sempre certo se considerarmos que foi elaborado segundo os melhores critérios e avaliação naquele momento.
Um planejamento trata do futuro. Não só é impossível garantir algo no futuro, como também não se pode prever, projetar ou planejar o futuro com precisão acurada.
Portanto planejamento não é acertamento. Sua principal função é a preparação do futuro, uma vez que estabelece prioridades, otimiza recursos e organiza o processo.
4. Em que se baseia um planejamento de comunicação?
Além dos objetivos e importância que enumerei nas perguntas anteriores (e que servem para todo e qualquer tipo de planejamento) um plano de comunicação precisa também ter bem claro que tipo de imagem se deseja criar na mente do consumidor.
Philip Kotler afirma que marketing é uma batalha de percepção e, portanto, é fundamental que as diretrizes previstas no planejamento contribuam para a criação de uma imagem diferenciada na mente do publico-alvo.
5. Como você descreve o mercado de trabalho atual nessa área?
Presto serviços para pequenos e médios empresários. A maioria dessas empresas não possui cultura de planejamento e vive “apagando incêndios”, o que é natural. Nosso sistema educacional não prepara as pessoas para planejar, e sim para executar tarefas. Além disso, a estabilidade econômica é recente e a maioria ainda busca soluções em curto prazo. Resquícios ainda da Era Industrial.
6. Em que interfere sua atuação no sistema mercadológico de uma empresa?
Interfere na medida em que o planejamento e o monitoramento propiciado pelas ferramentas de marketing revelam a necessidade de mudanças no mix de produtos, realinhamento de preços e redesenho de processos de distribuição, eventuais “correções de rota” se fazem necessárias visando atingir os objetivos previstos.
7. Você acredita que Planejador esteja tomando o espaço do atendimento nas empresas de comunicação?
Não vejo dessa forma, acredito sim que o profissional que abandona os resquícios da Era Industrial e entende que a Era do Conhecimento e da Informação é que dita as regras do jogo atualmente tem mais chances de ocupar qualquer espaço, e não só nas agências, pois cada vez mais o mercado busca pessoas com capacidade para planejar e com visão de futuro. No atendimento não seria diferente, afinal quem não planeja o atendimento, dificilmente detecta corretamente as reais necessidades do cliente.
Até semana que vêm!