quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Lucratividade = Marketing

Quando abrimos um negócio, investimos toda a nossa paixão e conhecimento nos produtos ou serviços que vamos vender. Na maioria dos casos, como somos muito bons na confecção deles, decidimos então profissionalizar a atividade. No entanto, as vendas ficam longe de corresponder ao que se esperava. É aí que surgem questões como:

- Se sou um especialista neste negócio e meus produtos apresentam UMA SÉRIE DE VANTAGENS AO CONSUMIDOR, por que as vendas estão baixas?

- Ainda mais, se meus produtos têm todas estas vantagens e um PREÇO INFERIOR AO DOS CONCORRENTES, por que o número de vendas não está correspondendo ao esperado?

Aí você pensa:

- Por que os consumidores escolhem a concorrência?

- E, mais importante, como vou fazer para que eles repetidamente escolham a mim?

Na verdade, no mercado atual, produtos e serviços deixaram de atrair compradores por si só. Ter simplesmente um bom produto não basta para fazer sucesso. Sem dúvida, o que está acontecendo são os efeitos da competição no mercado:

- enorme variedade de produtos e serviços, e cada tipo apresenta inúmeras variações;
- desaparecimento de fronteiras entre categoria de produtos e setores de negócios;
- globalização permitindo a invasão de produtos com preços incríveis;
- e por aí vai…

Digo isso porque gostaria de mostrar a real concorrência a que um pequeno e médio negócio estão expostos. Quem pensa que seus concorrentes limitam-se a quem vende produtos iguais ou similares, está deixando de considerar a concorrência “invisível”, que muitas vezes pode até ser mais nociva aos negócios. Vou dizer mais: até 10 anos atrás, o consumidor estava limitado a menos de 80% de opções de tudo que existe para atrair a sua atenção:

- canais de televisão a cabo,
- opções de lazer,
- cursos e eventos educacionais,
- eventos em geral,
- revistas ultra-especializadas,
- internet (!).

E poderia continuar estendendo essa lista por pelo menos mais três linhas! E acredito que você até por mais de três!

Então, é necessário:
• destacar-se da confusão de marcas, tipo de produtos, opções de entretenimento, e do “tudo de tudo“,
• induzir as pessoas para dentro do seu negócio,
• fazê-las “perceber” o valor de seus produtos/serviços,
• fechar as vendas e
• provocar seu retorno para recompra.

Por isso tudo, competir sem um planejamento de marketing pode ser desastroso para a sua empresa.

Por outro lado, um programa profissional de marketing pode direcioná-lo a um enorme sucesso. Isso acontece porque o mundo é saturado com empresas “eu também estou aqui” e “meu preço é o melhor do mercado”.

A solução está em ter e comunicar uma diferença valiosa e adequada à percepção de seu público-alvo.

A verdade é que as pessoas NÃO procuram preços em tudo que compram, e estão dispostas a fazer negócios (e até pagar mais) por produtos e serviços que atendam a essas necessidades.